terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Meditação e seus beneficios

Hoje em dia existem cursos pagos pras pessoas que tem vontade de meditar, alcançar a o equilibrio interior, ou apenas algo para relaxar e ou aumentar a resistencia ao estresse. Meditação vai muito além de apenas um ''ah huuuuum'', e também não é algo tedioso quando se faz corretamente, trás um relaxamento muito visivel e muito mais paciencia pro dia-a-dia.

O que a ciencia diz sobre a meditação?
Considerando que anteriormente a meditação era vista como uma atividade mística, feita apenas por monges numa encosta deserta, a investigação científica sobre os benefícios da meditação trouxe-a firmemente para o estrelato. Recentemente foi descoberto que o cérebro tem a capacidade de alterar a sua estrutura e função — fortalecendo e expandindo circuitos que são usados com freqüência e enfraquecendo e reduzindo aqueles que raramente estão envolvidos. A pesquisa das melhores universidades americanas como Princeton e Harvard está começando a mostrar como a meditação pode mudar a estrutura do cérebro para aumentar o sentimento de felicidade e atenção. A pesquisa mostra que a meditação conduz para:


•  Um alto nível de atividade nas partes do cérebro que ajudam a formar as emoções positivas, tais como: felicidade, entusiasmo, alegria e autocontrole;•  Um menor nível de atividade nas partes do cérebro relacionadas com emoções negativas como depressão, egocentrismo e falta de felicidade ou satisfação;•  Um apaziguamento na seção do cérebro que age como um gatilho para o medo e a raiva.


"Quero começar a meditar, mas acho isso algo muito chato, realmente faz isso tudo?"
Para mim e muitas pessoas, sim, faz "isso tudo", antes de praticar a meditação, não precisa pensar em matos, florestas, algo longe da civilização, pode fazer isso no seu quarto, ou até no braço de um sofá, antes de tudo, qualquer lugar e barulho se torna apenas detalhe quando se esta concentrado, mas para uma boa concentração você antes de tudo tem que se sentir confortavél, deitado ou sentado a questão é relaxar e esvaziar a mente ou até mesmo pensar em coisas boas. 


Minha meditação
Quando eu estou sentada gosto de fazer movimentos circulares com o pescoço se estiver muito tensa, isso me leva a um relaxamento instantaneo, minha meditação é em silencio, e em lugares com o maximo de silencio possivel, mas aos poucos cada um descobre como se sentir cada vez mais confortavél com essa pratica que por puro gosto se torna algo do cotidiano de muitos. 
Depois de um tempo praticando isso diariamente tomei gosto por lugares afastados que creio eu dá uma excelente sensação e me trás "boas energias". Mas isso vem com o tempo e é de cada um. Apos esse inicio se tiver vontade pode se aprofundar em outros metodos de meditação, maneiras, até mesmo religiões que se beneficiam com tal ou até a propria Yoga faço e recomendo.

Espero que tenham gostado, sugestoes ? poste nos comentarios :) 


0 comentários:

Postar um comentário